skip to Main Content
Com Essas Dicas, Vai Ficar Mais Fácil Ser Um Líder De Sucesso Em 2022

Com essas dicas, vai ficar mais fácil ser um líder de sucesso em 2022

Com o trabalho remoto, o acúmulo de obrigações dos líderes se tornou constante.

Nunca foi tão difícil ser um líder em uma empresa como neste período de coronavírus. Com o cenário de incertezas, é necessário adequar os modelos de trabalho a realidades como o home office.

A posição de gestor em uma empresa é extremamente complexa. De acordo com o diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, André Costa, o acúmulo de obrigações se tornou constante.

“A dificuldade se sobressai em relação às empresas pequenas, nas quais os líderes ainda são muito próximos das atividades do dia a dia. Principalmente no trabalho remoto onde, muitas vezes, não se tem ferramentas e nem métricas”, avalia.

Normalmente, nas empresas de pequeno porte, o gestor é responsável pelos atendimentos, administração, negociação, planejamento, financeiro, além de participar dos balanços e checagem do estoque.

Confira alguns pontos que o especialista elencou para não gerar um desgaste para o profissional e equipe.

Tenha consciência da necessidade

Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência.

Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso do negócio.

É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como que administra a empresa.

Equipe correta

Não existe um grande líder sem o apoio de grandes profissionais. Assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe eficiente.

Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um. Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento do negócio.

Entenda como se tornar um gestor eficiente

O líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido para outras pessoas.

Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.

Confie nas pessoas

A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho.

Tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros colaboradores.

O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados.

No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim, é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas para a empresa.

Capacite seus funcionários

Outro tipo de atitude que contribui para delegar as atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso, o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas.

Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura pró-ativas e comprometidas.

Acompanhe as atividades

Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades.

Muitas vezes o gestor comete o erro de delegar as tarefas e se esquece de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.

Melhore a sua comunicação

Para delegar atribuições e atividades é verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu corretamente. Principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos determinados.

Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não ficou totalmente clara. Então fica mais difícil cobrar uma entrega se se não tem ideia do que o colaborador realmente compreendeu.

“Enfim, como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente, lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa, facilitando no combate de crises”, finaliza.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recomendado só para você!
Para muitas pessoas, Star Wars não é apenas uma franquia…
Cresta Posts Box by CP