Como ser um comunicador de sucesso
Quais são as dicas para que você possa se comunicar de modo profissional para garantir o sucesso em sua carreira.
A comunicação é a base para qualquer processo de interação nas diversas facetas sociais. No contexto profissional, comunicar bem é mesmo que existir em um mundo competitivo. Neste artigo, orientamos como ser um comunicador de sucesso.
Índice
Domine a língua portuguesa
É importante conhecer a língua portuguesa em seu aspecto mais formal, pois assim poderá se comunicar em qualquer registro. Conheça todas as normas gramaticais e as aplique na modalidade oral ou escrita.
Adeque a fala ao público
O seu público precisa entender o que você fala, então sempre tenha em mente a importância de falar a linguagem do seu interlocutor. Muitos profissionais perdem grandes oportunidades por querer falar rebuscadamente demais.
Também evite ter uma linguagem coloquial onde os interlocutores dominarem e se comunicarem com a norma culta. A recomendação geral é a de ter bom senso, sempre analisando as pessoas e ouvindo primeiro para depois apresentar uma comunicação.
Cuidado com os vícios de linguagem
Os vícios de linguagem são quaisquer costumes que acontecem de maneira despropositada durante a realização da fala. Evite as palavras “né”, “tipo”, “então”… São vícios que devem ser combatidos antes mesmo de estar em comunicação profissional.
Nos momentos de tensão, que geralmente uma comunicação profissional proporciona, a nossa capacidade arbitrária fica comprometida e a nossa fala surge temerosa com a utilização das palavras que são resultados de um condicionamento.
Para evitar os vícios de linguagem, é fundamental que se exclua também das demais comunicações do cotidiano.
Observe a linguagem corporal e expressiva
Muitos profissionais deixam de utilizar ferramentas importantes que estão à disposição, como por exemplo os estudos sobre a linguagem corporal e expressiva.
Para entender melhor como ela funciona, pensa no que acontece quando alguém sente dor ou felicidade, quando alguém se assusta ou se entristece, enfim, o corpo responde inconscientemente aos sentimentos e pensamentos.
Isso acontece também para diversos processos essenciais para fazer uma leitura de seu interlocutor. É importante destacar que as manifestações corporais ficam mais tênues conforme o desejo que uma pessoa tiver de encobrir determinado sentimento.
Estude sobre as expressões e comportamentos e entenda como interagir e conseguir resultados em negociações a partir dessa ferramenta.
Seja controlado
Isso se aplica a diversos aspectos da comunicação. Seja controlado com relação à velocidade e volume da sua fala, postura, gesticulação, vocabulário, descontrações e tudo quanto envolver o contexto da interação.
Não exagere nem seja muito passivo. Encontre o meio termo e comunique-se tranquilamente. A fala deve ser fluir com aspecto natural.
Tenha carisma
Há pessoas que sempre te recebem com um sorriso e com uma conversa agradável. Um bom comunicador sabe da importância dessa postura, pois abre portas que tornam possível conquistar o cliente, parceiro de negócio em potencial, chefe ou qualquer outra pessoa ocasiona a abertura de uma porta de relacionamento mais amigável.
Portanto, é muito importante ser dotado de simpatia, porém tendo o cuidado de uma boa percepção para não exagerar e aparentar superficialidade.
Não supere o seu concorrente
O seu maior concorrente é aquele que tem todas as características que você possui. É exatamente a pessoa que tem um potencial tão igual ao seu que é capaz de entender todas as suas técnicas. É quem será capaz de passar à sua frente a qualquer momento ou progresso. Por isso eu digo, não supere o seu concorrente!
Pode parecer loucura, mas é isso mesmo. Não é o seu maior concorrente com quem você precisa se preocupar. Não é possível calcular um crescimento a partir do anseio e trabalho por superar as outras pessoas, mas é possível medir um progresso a partir do próprio desempenho.
Então não se preocupe em superar um concorrente, a única pessoa que o você de hoje precisa superar é o você de ontem, isso se chama crescimento.
Tiago Ocanha,
Cofundador do RH do Futuro
Publicado em 1 de Agosto de 2018