Como traçar metas para 2023, sem sofrer no processo.
A definição de metas é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer negócio. Saber onde a empresa quer chegar permite alinhar e direcionar os esforços para alcançar esse objetivo, motivando e engajando os envolvidos.
Em um negócio médico, onde a principal energia do profissional não é verdadeiramente na gestão do negócio, planejar ações mais assertivas para conquistar os melhores resultados se tornam um facilitador.
Metas bem definidas otimizam o processo de estruturação desses objetivos. Conheça a metodologia que aplicamos aqui na SM Contabilidade e saiba como aplicá-la na sua empresa também!
Vamos lá!
Sua meta precisa de 5 pilares para ser realizável. Metas maiores exigem prazos mais amplos, e até “submetas”.
- Pilar 01 – SER ESPECÍFICA
Quanto mais específica for, mais fácil de ser alcançada. Por exemplo: Aumentar meu faturamento em até 25%
- Pilar 02 – SER MENSURÁVEL
Aquilo que não pode ser medido, não pode ser evoluído. No exemplo: Aumentar meu faturamento em até 25%, crie formas de medir o percentual de aumento antes de definir os 25%
- Pilar 03 – SER ALCANÇÁVEL
Não adianta mensurar se não se pode atingir. Não se frustre! Veja: Aumentar meu faturamento em até 25%, isso é viável? Ou é algo inatingível? Se seu faturamento vem dos atendimentos, construa alternativas para ampliar possibilidades.
- Pilar 04 – SER RELEVANTE
Precisa ter propósito na sua meta, qual o impacto que ela traz para o seu negócio? Os fundos destinados deste aumento será para algum fim específico? Alguma obra ou investimento importante? Alguma causa social? Por exemplo a meta pode ter o faturamento crescente por meio de captação e inserção de serviços extras, melhorando as vantagens para os clientes e pacientes, além de trazer versatilidade e força para a marca da clínica ou consultório se desenvolver.
- Pilar 05 – SER TEMPORAL
Prazo é vida! Precisa ter data para gerar compromisso. Sua meta precisa estar dentro de um prazo pré estabelecido para que você possa mensurar a evolução do seu processo.
Veja como ficou a meta: “Aumentar o faturamento em 25% até 30 de julho, com serviços extras e captação de clientes.”
Lembre-se!
Nada de traçar milhões de metas, não se sabote. Foque sua energia em poucas metas.
E dilua a meta em submetas, aumentar em 25% o faturamento até maio é diluível a 5% ao mês até lá!
Espero ter te ajudado por aqui, Sandra Baquete.