Domine o Excel e seja o diferencial no departamento de RH
Com o conhecimento do programa da Microsoft você vai poder oferecer ao seu setor ferramentas que proporcionará um grande salto de qualidade da área e reconhecimento sobre o mundo digital.
Quando éramos crianças aprendemos na escola diversas matérias. Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Educação Artística e Matemática.
As duas mais importantes, ou que são mais utilizadas em nosso dia a dia, são Língua Portuguesa e Matemática. O popular “Português” serve, em essência, para nos comunicarmos, correto? Mas não é a única forma de se comunicar. A comunicação pode ser por meio de sinais; por meio das artes; por meio de expressões.
Mas e a Matemática? Essa é única. Além de ser mais uma forma de comunicação, em sua principal função, que são os cálculos, ela é única. Nenhuma outra matéria faz o que a matemática faz.
Portanto ser expert em matemática lhe trará muitos benefícios e te colocará à frente de muita gente. Você terá as melhores notas. Poderá escolher inúmeras profissões rentáveis.
Índice
Mundo digital
Vamos levar este contexto para o mundo digital. Qual a ferramenta que mais usamos a língua portuguesa no mundo digital? Um editor de texto, geralmente o Microsoft Word (delimitando quem utiliza o sistema operacional Windows).
Qual a ferramenta em que mais utilizamos nossos dotes artísticos? Powerpoint, Adobe After Effects, etc. Qual a ferramenta que utilizamos mais a matemática? Sim, o Microsoft Excel.
Façamos um raciocínio: se a matemática é única e é utilizada em tudo que fazemos, dominar uma ferramenta em que a principal matéria-prima é a matemática vai te colocar numa posição acima dos demais. É lógico. Será um diferencial.
Se você trabalha em um departamento de RH a chance de crescimento profissional com o domínio do Microsoft Excel aumenta consideravelmente.
O auxílio do Microsoft Excel para o RH
Automação de serviços. Ganho de tempo. Precisão nos resultados. De cara você já vê três itens que o uso do Excel traz avanços exponenciais.
Em relação à automação são vários os serviços que podem ser automatizados em um departamento de RH pelo Microsoft Excel e, em consequência disso, a produtividade aumenta. Alguns exemplos:
Folha de pagamento e controle de horas (claro que existem softwares específicos, mas o Excel além de ser mais barato é bem mais personalizável); O Excel também é uma ótima opção para banco de dados no cadastro de funcionários e ex-funcionários da empresa.
Em recrutamento e seleção as planilhas podem ser usadas para o cruzamento de informações auxiliando assim no diagnóstico mais preciso de contratação de um novo colaborador.
Avaliação e indicadores
Outra área que o Excel pode acelerar, se precisar, é a avaliação de resultados de determinada ação realizada na empresa. Pode ser feita uma planilha específica para determinada ação, uma pesquisa de produtividade, por exemplo, colocar os dados coletados no Excel e obter em bem menos horas o resultado da apuração.
Acompanhamento dos indicadores principais de um determinado setor ou até mesmo da empresa toda. Com uma planilha elaborada e personalizada é possível, de forma precisa e rápida, acompanhar os principais indicadores da empresa e ver como ela está se saindo na missão de conseguir realizar as metas, planejamentos e objetivos definidos.
Fique expert em Excel
Um recado para você que é recém-formado, ainda está cursando Recursos Humanos e até você que pensa em ser um profissional de RH, tá aí a dica. Especialize-se em Microsoft Excel.
Você não precisa pagar nada pra começar a aprender. Se você for ao YouTube há inúmeros profissionais que dão cursos online de graça! Desde de o básico até níveis mais avançados que te proporcionará ter o diferencial no setor em que você for trabalhar. Essa e outras dicas você confere aqui no maior blog de RH do Brasil. RH do Futuro. Coloque o blog nos seus “Favoritos” porque estamos sempre trazendo novidades, dicas, orientações, reflexões. Estamos aqui para te ajudar, aprimorar e se diferenciar.