Saiba como usar as redes sociais para o seu marketing pessoal
Certamente você já ouviu essa frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Bem, é verdade. Só que em alguns casos essa frase pode mudar um pouco: “quem é mal visto fica sem trabalho”. Estamos cada vez mais vistos com o advento e crescimento exponencial das redes sociais.
Índice
O perigo de postar qualquer coisa
O uso das redes sociais no Brasil aumenta a cada dia. A rede social com mais gente conectada é o Facebook. Conta com nada menos do que 103 milhões de usuários brasileiros. E as mulheres também são maioria, assim como na população geral do Brasil. Representam 54% dos usuários cadastrados.
O Facebook é cada vez mais usado para fins profissionais. Por essa razão é de extrema importância ter bom senso nas postagens. Há casos que pessoas já perderam o emprego por uma simples postagem. Uma reportagem publicada no portal do jornal “O Estado de S. Paulo” mostra vários casos de pessoas que foram demitidas após uma postagem considerada ofensiva, debochada ou infeliz.
Mercado publicitário
Outra rede social em pleno crescimento no Brasil é o Instagram. Ele popularizou-se após ser comprado pelo Facebook, que aperfeiçoou a plataforma com várias ferramentas, como a criação dos stories, postagem ou vídeos de curta duração que ficam no ar por 24 horas (a não ser que o usuário a destaque).
O Instagram também passou a ser usado com bem mais frequência como forma de ganhar dinheiro com publicidade, tanto por parte dos anunciantes como por parte de quem está promovendo o produto.
Exemplo são os artistas que postam fotos e vídeos usando determinada peça de roupa ou indicando um produto. Um post patrocinado pode chegar a custar milhares de reais.
Linkedin ― a rede social de empregos
Ele decidiu focar seu público em fazer o networking profissional. Tornou-se a rede social de empregos. A plataforma já conta com 25 milhões de usuários.
Serve como um “currículo eletrônico completo” em que você consegue destacar sua experiência profissional, destacar suas habilidades e obter recomendações de outros usuários que já tiveram uma experiência profissonal com você. É uma forma efetiva de fazer o marketing pessoal.
Seja esperto!
Utilize as redes sociais a favor de você e não contra. De que vale a pena postar aquela indireta para o ex, ou fazer o famoso “textão” para “descer a lenha” no político que vai contra suas convicções. Ou então só ficar postando “memes” fazendo com que você pareça uma pessoa fútil e sem conteúdo.
Crie autoridade na rede social. Vire referência na sua área de atuação postando artigos interessantes, vídeos e conteúdos de qualidade produzidos por você mesmo.
Não esqueça de preencher seu perfil detalhadamente. Escolha uma boa foto. A expressão “A primeira impressão é a que fica” também é recorrente nas redes sociais.
Redes sociais e profissional de RH
Como vimos até agora o usuário pode alavancar ou acabar com sua carreira profissional dependendo de que forma utiliza as redes sociais.
Um profissional que é capaz de utilizá-las como uma das ferramentas de trabalho é o profissional de RH. O candidato pode ter ido muito bem na entrevista, na dinâmica de grupo e ter apresentado um bom currículo. Mas não custa nada dar uma “espiadinha” nos perfis do candidato nas redes.
De acordo com o nível das postagens do pretendente à vaga, o profissional de RH poderá ter uma ideia de como o candidato comporta-se no dia a dia.
Qualificação profissional
Você, estudante ou profissional de RH: que tal aperfeiçoar-se não somente para analisar o conteúdo das pessoas nas redes sociais mas também saber como potencializar os seus perfis?
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No blog RH do Futuro há inúmeros posts com dicas e orientações que servem para você crescer. Blog RH do Futuro: O Futuro do RH está aqui!