Sociedade Uniprofissional
A carreira médica permite diversas formas de atuação: como profissional liberal ou abrindo uma empresa, com sócios ou não, prestando serviços para empresas ou apenas pessoas físicas.
Um destes caminhos é a abertura de uma Sociedade Uniprofissional para médicos, que permite a adesão de um regime de tributação especial e pode garantir mais economia e um ótimo retorno financeiro.
Existem dois principais formatos de contratos de sociedades, ou também chamados de contrato social: as sociedades simples e as empresárias.
Sociedades Empresárias: funcionam a partir de uma organização operacional definida, por exemplo, dois ou mais cardiologistas e um administrador se unem para abrir uma clínica cardiológica.
Sociedades Simples: não executam sua atividade econômica de forma empresarial, e sim como uma associação de pessoas que exercem a mesma atividade sem o intuito de produzir mercadorias ou serviços como nas empresas comuns. Por exemplo, os dois cardiologistas se tornaram sócios para realizar seus atendimentos e dividir as despesas do consultório.
É uma prática a cada dia mais comum, principalmente quando a área da saúde se torna um legado familiar.
Abraços, Sandra.