skip to Main Content
Como Deduzir Testes De Covid No Imposto De Renda?

Como deduzir testes de covid no imposto de renda?

A Receita Federal anunciou que os testes particulares de Covid poderão ser abatidos no Imposto de Renda, mas nem todos serão aceitos, apenas testes feitos em laboratórios podem ser deduzidos do Imposto de Renda.

Testes feitos em hospitais ou laboratórios, devidamente comprovados por nota fiscal onde conste o seu CPF ou de algum dependente, podem ser lançados na declaração como despesa médica e permitem reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição.

Testes de farmácia, em geral, não podem ser declarados. Mas algumas farmácias oferecem testes rápidos. Nesse caso, você deve ficar atento à nota fiscal. Se o emissor da nota for um laboratório, a despesa pode ser lançada na declaração, ainda que você tenha colhido a amostra na farmácia.

 

Como declarar testes de covid-19

Na Declaração de Ajuste Anual da pessoa física (modelo completo), os testes de covid-19 são declarados como “Despesas com Saúde” e relacionados na ficha de “Pagamentos Efetuados”, com o código 21 – Hospitais, Clinicas e Laboratórios no Brasil.

O próximo passo é indicar com quem a despesa foi realizada, o nome e o CNPJ da instituição e o valor pago.

Os gastos feitos no ano de 2021 podem ser deduzidos na declaração que será entregue em 2022. Já os gastos realizados em 2022 serão deduzidos somente na declaração de 2023.

O contribuinte deve guardar a nota fiscal, com o CPF do titular ou dependente que realizou o teste Covid-19, por um prazo de cinco anos, que é o tempo para a Receita Federal fazer qualquer contestação.

 

Agora você já sabe como fazer!

Ainda com dúvida? Me manda uma mensagem pelo Instagram, clica aqui !

Classifique nosso post post
This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Recomendado só para você!
A declaração de comparecimento deve ser solicitada ao próprio médico…
Cresta Posts Box by CP