E depois, quando se aposentar? Faz como?
A maioria das pessoas acaba deixando pra depois, o planejamento de aposentadoria. Todo profissional, deve realizar durante a vida ativa o pagamento da taxa de INSS.
No caso da classe médica, alguns pontos precisam ser considerados para ter condições de descansar e desfrutar da velhice com conforto e tranquilidade.
Os médicos são profissionais liberais, que podem trabalhar de forma autônoma ou estar ligado a alguma instituição. No caso dos profissionais autônomos, o recolhimento deve ser feito pelo próprio profissional, na qualidade de contribuinte individual.
Já os que prestam serviço para clínicas e hospitais, terão seus recolhimentos de INSS retidos pela própria fonte pagadora em 11% do valor pago pela prestação. Nesse caso, a declaração é registrada na folha de pagamento.
No caso de profissionais ligados a empresas com vínculo em carteira de trabalho, o pagamento do INSS acontecerá através do próprio empregador, que descontará entre 7,5%, a 14%, a depender do valor da remuneração.
Parece complicado, mas não é não, tudo depende de como o profissional da saúde vai gerar receita e fazer seu recolhimento. Na dúvida, procurar orientação de um profissional especializado em contabilidade médica é o ideal.
Deixa seu comentário, sua dúvida, ou me segue no instagram para mais conteúdos como este!
Clica aqui, que o link te redireciona.
Abraços,
Sandra Baquete