Paciente não quis a nota, mas pediu desconto. E agora?
Nem todo cliente sabe da obrigatoriedade que as empresas têm de emitir a Nota Fiscal. Em muitos casos, a pessoa não exige a nota por achar que não faz diferença, ou pior, acha que o profissional pode “descontar” o imposto do serviço prestado, deixando-o mais barato.
Não é bem assim que funciona. Cuidado!
A emissão das Notas Fiscais preserva a integridade da empresa e a mantém legalizada. Não emiti-las ou omitir valores configuram crime de sonegação fiscal. Imagina só!?
As informações inseridas nos portais fiscais pela tua contabilidade precisam bater com as informações que chegam dos bancos, das operadoras de cartão ou dos próprios fornecedores, caso contrário, sua empresa pagará multas, arbitragem e em alguns casos mais sérios, prisão de 2 a 5 anos do responsável pela empresa.
Se o cliente pedir desconto, ajude-o a entender que não é a emissão de NF que implicará no valor. Nunca seja ríspido cu o ofenda por estar pedindo o desconto. Seja acolhedor e vale perguntar como seria a melhor forma de pagamento, e assim, verificar possibilidades de negociar, nunca de sonegar!
Lembre-se sonegação é crime.