Posso emprestar meu CNPJ? Riscos e desvantagens.
Essa é uma prática considerada ilegal pela Receita Federal que pode lhe trazer muitas desvantagens. Então, se você está sem jeito de dizer não, pra um familiar ou amigo que pede seu CNPJ “emprestado”, vou te mostrar todos os motivos para você pular fora dessa.
Às vezes é um amigo, às vezes é um familiar, e às vezes falta um pouco de mão firme para dizer não. Mas essa é uma prática considerada ilegal pela Receita Federal
Trago 4 fortes motivos pra você ser bem egoísta nestas horas! E com razão!
- Você terá que pagar mais impostos. Quando terceiros recebem utilizando o seu CNPJ, o faturamento é registrado para a sua empresa.
- Você pode ter seu CNPJ negativado. Quando você não paga os impostos devidamente, ou quando alguma irregularidade pode ser observada, você pode sim ter o seu CNPJ negativado.( Sem falar nos juros!) E isso é grave! Além de sofrer ações judiciais, isso pode fazer com que a empresa tenha muitas dificuldades em obter crédito.
- Você pode ser acusado de crime. Utilizar um CNPJ que não é seu, já é, por si só, uma ação fraudulenta. Mas se por um acaso a pessoa na qual você emprestou o seu CNPJ for pega comentando infrações, mesmo que você consiga provar que não foi você que cometeu os erros, você pode ser acusado de crime (Você compactuou com o crime).
- Você pode ser acusado de falsidade ideológica. Quando você permite que outra pessoa se utilize do seu CNPJ, você está permitindo a alteração da veracidade das informações e isso é, por definição, falsidade ideológica. Este é outro caso que pode gerar sérias consequências judiciais no seu nome e da sua empresa.
Viu só quanta dor de cabeça pode ser evitada?
Se você gostou desta publicação aqui no blog, corre no perfil do insta e segue a gente por lá também!
Clique aqui para ir para o Instagram.