Análise de comportamento em uma entrevista profissional
Observar comportamentos em uma seleção é algo muito importante para qualquer profissional que deseja se desenvolver no mercado de RH.
O processo seletivo é uma das atividades mais comuns para um profissional de recursos humanos. Neste momento, é decisivo observar quais as características de comportamento mais relevantes dentre as pessoas que estão sendo selecionadas.
Quem atua nesta área deve procurar saber identificar qual é o traço de personalidade do profissional que está sendo analisado, para poder saber se as características desse profissional estão em consonância com a necessidade que existe na empresa.
Índice
Experiências vivenciadas e comportamento na empresa devem ser observados por profissionais em recursos humanos
Dentro das características do candidato, é importante observar quais situações já foram vividas pelo mesmo e que podem servir para que a empresa tenha um profissional de qualidade.
É importante observar se, na posição que ele está sendo contratado para esta empresa, existem situações semelhantes às que o mesmo já havia vivenciado anteriormente.
O candidato deve usar soluções parecidas para as mesmas situações com base nestas experiências, desde que os resultados tenham sido positivos, fazendo com que a sua vaga seja conquistada e traga os resultados esperados pelos recrutadores.
Resultados obtidos e comportamento diante da situação
É importante também entender que os resultados devem ser considerados conforme a qualidade do candidato diante da situação, através dos traços apresentados tanto na parte comportamental quanto no que se refere a características de caráter técnico.
Também se apresenta, como importante, observar as atitudes e também os níveis de competências relevantes de acordo com a ação específica para determinada função.
Desafios tanto para candidatos quanto para entrevistadores
Embora muitas pessoas acreditem que seja bem difícil para o profissional que está fazendo a análise de comportamento do entrevistado, essa parte comportamental em uma entrevista também é difícil para o entrevistador.
Estar preparado para esse tipo de atividade, por parte do profissional do RH que está fazendo a seleção, é um verdadeiro desafio. Isso ocorre pelo fato de que os executivos muitas vezes acabam conduzindo a entrevista para níveis mais informais, sem tanta conexão com o verdadeiro objetivo, qual seja, selecionar o melhor profissional.
Dentro da área de recursos humanos continua sendo muito importante a análise de comportamento. Notar como cada pessoa reage a cada situação é fundamental para saber como a mesma irá agir diante de um cenário similar.
Perguntas de uma entrevista profissional costumam ter várias funções
É muito importante prestar atenção em determinadas perguntas, já que as mesmas podem ser abertas, podem ser específicas e podem ser ligadas a atitudes do passado, também com verbos que, inclusive, podem ser colocados no pretérito.
Cada pergunta deve ter um contexto, de modo a fazer com que o candidato realize a sua resposta com a conduta esperada pelo entrevistador, abrindo espaço para que seja bem analisada e a partir da qual as respostas possam ser obtidas por vários meios.
Cada detalhe da entrevista precisa ser bem analisado, bem como determinadas habilidades e situações devem servir para que o resultado seja visto de maneira ampla.
Cada pergunta deve estar relacionada a um tipo de exigência de um futuro emprego. Por exemplo, para um futuro vendedor algumas perguntas podem ser direcionadas para esse nicho, como a partir da equipe de vendas, do trabalho anterior, que técnicas foram utilizadas para obter resultados positivos, dentre outros aspectos.
Em todo caso sempre será muito importante perceber atributos vinculados a psicologia, de modo que todo profissional de recursos humanos, ainda mais nos tempos atuais, deve estar totalmente conectado e com a mente aberta para novas tendências.